Ocorreu nos dias 24 e 25 de outubro no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, a 2ª Conferência Estadual da Juventude, iniciativa do Governo do Estado do Pará e Coordenadoria de Proteção dos Direitos da Juventude (CPDJ),seguindo a política nacional, tem como objetivo a participação dos jovens na construção da Democracia Articulação e Integração de Políticas Públicas em prol da juventude no Brasil.


A conferência reúne jovens dos 144 municípios do Estado, agrupados em 12 meso-regiões do Estado do Pará (Marajó, Baixo Amazonas, Lago de Tucurui Tocantins, Araguia, Carajás, Tapajós, Capim, Caeté, Guamá e Metropolitana).

Em uma fase inicial, cerca de 1.744 pessoas participaram das Conferências Regionais , debatendo, elegendo delegados, elaborando propostas a partir de cinco “Eixos”: Direito ao Desenvolvimento Integral, Direito ao Território, Direito a experimentação e Qualidade de Vida, Direito a Diversidade e à Vida Segura Direito a Participação. 

Direcionado tanto para os parceiros dos órgãos estaduais quanto para a sociedade civil, o evento visa promover uma reflexão sobre os direitos da juventude e fortalecer as ações da coordenadoria. No dia 25 de outubro serão discutidas as propostas apresentadas na conferência nas conferências regionais e haverá a eleição dos delegados que representarão o estado do Pará na Conferência nacional.


A NorteTrip esteve presente, representada na pessoa do Dr. Rodrigo Barros de Souza, que participou no Eixo 3. Direito à Experimentação e Qualidade de vida no sub-tema “Juventude Esporte e Lazer, onde teve a breve oportunidade de explanar sobre o potencial esportivo no Estado, focando principalmente nos esportes de aventura, sejam aqueles realizados em rios, florestas e mar (canoagem, trilhas, surf, arvorismo, escalada, etc..) orientando os participantes a identificarem com base nas suas características regionais, quais desses esportes podem ser melhor aproveitados e incentivados pelas políticas públicas, os quais votaram na ampliação do item. 11, para ter uma interpretação mais exemplificativa do que taxativa:

Texto original - 11. Criar Centros ou espaços para práticas de esportes de natureza (canoagem, caminhada e trilhas naturais)

Texto Final - 11. Criar Centros ou espaços para práticas de esportes de natureza (canoagem, caminhada, trilhas naturais, etc..) Grifo Nosso.

Foi uma ótima oportunidade de conhecer a realidade das políticas públicas relacionadas ao esporte e lazer e as necessidades dos municípios do Pará, bem como, entender como é possível trabalhar junto aos agentes públicos para implementar projetos esportivos em nosso Estado.

                              Na foto:Maurício Junior e Rodrigo Barros
Agradecimentos especiais pelo convite para participar desta Conferência, ao jovem Maurício Junior, administrador de empresas e presidente do Instituto MRS Atitude Jovem, o mesmo tem participado ativamente em diversos projetos sociais (Projeto Comunidade Sustentável, Plano Estadual de Proteção da Amazônia. Plano Municipal de Promoção da Cultura, Plano Municipal de Promoção dos Direitos Humanos, etc..), com quem estaremos desenvolvendo projetos futuros em prol dos esportes no Estado do Pará.

Curtam as fotos e cliquem no PLAY para ver o breve video realizado no evento: